No ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios na área industrial, Cachoeirinha é a sexta no RS

Cachoeirinha – O ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios no Brasil, elaborado pela Urban Systems para a Revista EXAME, coloca Cachoeirinha em sexto lugar no Rio Grande do Sul e 58º no país no segmento da indústria entre municípios com mais de 100 mil habitantes. A cidade melhorou nove posições em relação ao ranking anterior. O estudo avalia desde 2014 as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios e em 2020 passou a analisar o segmento da indústria. No total, são nove segmentos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil e agropecuária.

Assim como Gravataí, Cachoeirinha aparece apenas no segmento industrial. A cidade vizinha, é a primeira colocada no RS e 10ª no Brasil. Na frente de Cachoeirinha, no ranking estadual, ainda estão Rio Grande, Bento Gonçalves, Sapucaia do Sul e Erechim. Cachoeirinha atingiu Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) no segmento da indústria de 4,991. A primeira colocada no país, São Bernardo do Campo, ficou com 5,585. Já Gravataí, a líder no RS, atingiu 5,388.

O estudo leva em conta diversos indicadores, como saldo de empregos, remuneração, distância do porto, distância do aeroporto, rodovias e até mesmo interrupções no abastecimento de água. O ranking é elaborado com base na metodologia de análise estatística chamada atingiu Índice de Qualidade Mercadológica (IQM).

O objetivo do índice é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações. O cálculo, conforme explica a Urban Systems, “permite que se parte de valores específicos de cada informação que vareiam em natureza, complexidade e unidade de medida, para se chegar a valores ponderados que podem ser analisados em uma mesma equação”.

No estudo de 2021 divulgado há poucos dias, também foram levados em conta o impacto da Covid-19 na saúde da população e na economia dos municípios. Ainda foram considerados dados da vacinação e número de infectados pela doença.

No segmento da indústria, no total, foram considerados 12 indicadores. Cachoeirinha se destaca no saldo de empregos, que foi positivo com 743 postos e trabalho com carteira assinada. No estudo anterior, o saldo havia fica negativo em 345.

O crescimento de 29,41% nas exportações foi outro ponto que ajudou a cidade na melhoria do seu posicionamento no Brasil, assim como uma queda no número de economias atingidas pela falta de água na comparação de dados entre 2020 e 2021, passando de 8,75 mil para 7,16 mil. O número de empregos da indústria de transformação com média e alta remuneração, outro indicador, se manteve no mesmo percentual de 10,66%.

LEIA MAIS

Gravataí lidera ranking no RS como melhor cidade para se fazer negócios na indúst

Artigo anteriorelementos de uma experiência concreta para pensar uma nova política de combate à fome
Próximo artigoProjeto condiciona ingresso no Brasil ao cumprimento de regras sanitárias – Notícias