Levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas aponta vantagem de Fernando Haddad (PT) em relação aos demais candidatos ao governo de São Paulo. O petista, no entanto, empata com Tarcísio Freitas (Republicanos), quando tem o nome vinculado ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo PT.
Tarcísio é, por sua vez, o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida ao Palácio dos Bandeirantes. O estudo foi divulgado nesta segunda-feira (2/5).
De acordo com a pesquisa, neste cenário em que se considera o apoio político e os respectivos “padrinhos”, Haddad tem 31,6% das intenções de votos e Tarcísio de Freitas tem 30,1% do eleitorado. Trata-se de um empate técnico, uma vez que a margem de erro é de 2,3%.
O candidato de Doria ao Palácio dos Bandeirantes, Ricardo Garcia (PSDB), tem 9,2% dos eleitores do estado, enquanto 22,6% disseram votar branco ou nulo, e 6,5% não responderam.
Para fazer o levantamento, a Paraná Pesquisas realizou entrevistas pessoais, face a face, com eleitores com 16 anos ou mais em 78 municípios entre os dias 24 e 29 de abril de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20% das entrevistas. O estudo tem um nível de confiança de 90,5% e considera uma amostra de 1.820 eleitores.
3 Cards_Galeria_de_Fotos (2)
***eleições-sao-paulo-2022-1
***Rodrigo-Garcia-eleições-2022
***Haddad-eleições-2022
***Márcio-França-eleições-2022
***Vinícius-Poit-eleições-2022
***Abraham-Weintraub-eleições-2022
***Tarcísio-Freitas-eleições-2022
***Felício-e-Paulo-Serra-eleições
****Foto-Altino-Junior-pre-candidato-governo-de-sao-paulo
0
“Desapadrinhados”
A pesquisa estimulada, sem qualquer vínculo entre o candidato e o padrinho político, indica vantagem de Haddad para os demais candidatos. Neste cenário, o petista tem 29,7% dos votos, seguido por Márcio França (PSB) com 18,6%. O ex-ministro da Infraestrutura aparece logo atrás com 15,2% dos eleitores.
Rodrigo Garcia é o quarto candidato de melhor desempenho – 5,6% das intenções de voto. Na sequência, estão Vinicius Poit (Novo) e Felicio Ramuth (PSD), com 1,9% e 1%, respectivamente.
Os candidatos Abraham Weintraub (PMB), Elvis Cezar (PDT) e Altino Junior (PSTU) apresentam números abaixo de 1%. Ainda conforme o levantamento, 19,3% dos entrevistados revelou votar nulo, em branco ou que não votaria em nenhum dos nomes citados pelos pesquisadores, enquanto 7,5% disse não saber ou não respondeu em quem votará.